Pages

sexta-feira, 30 de abril de 2010

OS DIREITOS DOS PAIS

A Declaração dos Direitos Humanos representou uma medida importante na emancipação dos seres humanos de milenares formas de opressão.

Importante, mas incompleta: Faltou um capítulo destinado àqueles que são os mais oprimidos. Precisamos de uma Declaração Universal dos Direitos dos Pais.

ART. 1º: Todo pai tem direito a uma hora a mais de sono no domingo, não importando que o filho queira fazer piquenique, passear no parque ou sei lá onde ou mesmo fugir de casa.

ART. 2º: Todo pai tem o direito de não saber andar de skate. Se, mesmo assim, for obrigado a utilizar este espantoso veículo - para evitar a ameaça de desmoralização -, tem o direito de levar um tombo e de gemer à vontade.

ART. 3º: Todo pai, ao ver seu salário comido pela inflação, tem o direito de:

a)- Considerar Disneyworld território hostil, ao qual não irá de jeito nenhum.

b)- Retirar aluguéis de filmes, compras de tênis de marcas, celulares, todos da categoria dos Art.s de primeira necessidade.

ART. 4º: Todo pai e toda mãe têm o direito de ignorar quais são os afluentes do Amazonas (ao menos os da margem esquerda) evitando desta forma, colaborar com o filho que, domingo à meia-noite, descobre que não fez o tema para a segunda-feira e quer ajuda.

ART. 5º: Toda mãe tem o direito de se recusar a ver A Hora do Pesadelo, seja o nº 1, 2, 3 ou 4 , ou, sendo obrigada a ver tais filmes, de gritar à vontade.

ART. 6º: Todo pai tem o direito de assistir ao noticiário na TV, mesmo que em outro canal esteja passando o mais sensacional desenho animado ou o melhor filme de aventuras ou ação.

ART. 7º: Todo pai e toda mãe têm o direito de exigir uma redução no volume do som, quando este ultrapassar novecentos decibéis ou quando as vidraças começarem a se partir.

ART. 8º: Toda mãe tem o direito de se recusar a juntar as roupas que os filhos atiram no chão, pois o lema: - "Vivemos numa comunidade!" Onde todos são colaboradores e responsáveis pelos seus pertences.

ART. 9º: Toda mãe tem o direito a exigir a posição aproximada, em termos de latitude e longitude, ao filho ou filha que passa três dias sem aparecer em casa.

ART. 10º: Todo pai e toda mãe têm o direito à ansiedade, à preocupação, ao júbilo e à ternura; vale dizer, todo pai e toda mãe têm direito aos filhos. Se não, como teriam direito aos direitos?

MOACIR SCLIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário